A BRASPEN realizou uma parceria com o IQG (Instituto Qualisa de Gestão) com objetivo de melhorar a qualidade da assistência terapia nutricional no Brasil.
Confira a entrevista completa com o Dr Bruno C. Parras (Diretor Médico do IQG)!
Introdução Mercado da Saúde
Atualmente, o sistema de saúde tem enfrentado diversas pressões para oferecer o melhor atendimento, operar de forma mais eficiente e buscar melhores resultados a todo instante. Por um lado, a demanda por cuidados de saúde vem aumentando, e por outro nota- se uma diminuição da força de trabalho e também da produtividade. Diversos fatores tem contribuído para essa realidade como a crise política, econômica e financeira, entrada de novos players no mercado, oscilação do dólar e assim por diante.
Avaliando o desempenho das instituiçoes, muitos estudiosos atribuem os resultados nem sempre dentro do esperado, a incapacidade em gerir as operações, enquanto outros sustentam a ideia de que em muitas instituições o forte trabalho que esta sendo desenvolvido em tecnologia, tem proporcionado pouca atenção aos processos de trabalho gerando riscos aos pacientes e ineficiência do sistema.
Precisamos entender que o trabalho coordenado, associado a uma comunicação efetiva, retirada das barreiras, muitas vezes responsáveis pelo desperdício de tempo, recursos e culminando com atrasos ou mesmo perda de valor para paciente nas instituição, tem mobilizado bastante as lideranças de todo o mundo, entendendo que a geração de valor através da análise dos resultados dos desfechos é o melhor que temos a fazer na busca da sustentabilidade.
A saúde baseada em valor deve ser o proposito fundamental quando se fala em cuidados de saúde, sendo este o único objetivo que uni interesses de todos os participantes do sistema. Entender os custos reais como engajamento das equipes, atendimento adequado, acompanhamento, otimização de processos, gestão de pessoas, melhores práticas, transparência, dentre outros, permitirá entender que os clínicos e gestores trabalhem juntos.
Por fim, entendo que os processos de tomada de decisão, entendimento de qualidade e negocio devem caminhar juntos, e consequentemente o resultado é a geração de geraçao de valor tanto para o paciente como para a organização.
- O que é o IQG?
O IQG - Instituto Qualisa de Gestão é uma empresa estabelecida há mais 25 anos no Brasil com foco na disseminação dos conceitos de gestão da qualidade, orientados pelo compromisso com a manutenção da competitividade e sustentabilidade das instituições prestadoras de serviços de saúde.
Desde 2006, após uma parceria com uma empresa canadense, tornou- se uma empresa internacional com uma nova estrutura a HSA - Health Services Accreditation, mantendo seu objetivo de melhorar a qualidade e segurança da assistência nas instituições de nosso país.
Hoje a HSA – Heatlh Services Accreditation é a maior Acreditadora privada do mundo, com um Market share superior a 60% no Brasil.
Os processos de avaliação de desempenho da qualidade e segurança proporciona aos decisores políticos a oportunidade de garantir a melhoria do sistema de saúde e prestação de contas, envolvendo todos os participantes do sistema de saúde
Recentemente, avanços importantes na área da tecnologia da informação, prestação de contas do sistema de saúde e dos paciente tem impulsionado forte avanço da Certificação por Distinção apoiadas pelas Sociedades Médicas.
O que é a Certificação por Distinção?
A Certificação por Distinção avalia os resultados dos desfechos para doenças específicas, condições ou também de um serviço, associado a eficácia no uso de diretrizes clínicas e dos resultados clínicos, buscando manter um time clínicocoeso e auxiliar na melhoria da qualidade do cuidado pela diminuição da variabilidade através de uma abordagem sistêmica.
As Instituições Certificadas por Distinção demonstram compromisso com um alto padrão de serviço, sinalizando à comunidade e ao mercado que a qualidade dos cuidados prestados é gerida de forma eficaz para atender as necessidades exclusivas e especializadas de cada paciente.
Como consequência desse trabalaho temos a geração de valor para o paciente e para a instituição.
A Certificação por Distinção é outorgada mediante padrões com base em requisitos, normas e padrões nacionais e internacionais, e o serviço Certificado reconhecido internacionalmente.
Além de trazer um benefício para a instituição, traz também benefício para os profissionais que ali deselvolvem suas atividades na prestação do cuidado, estabelecendo uma base comum de atendimento e uso da efetividade das intervenções realizadas.
Mais que um diferencial, a Certificação po Distinção distingue os profissionais e os serviços compromissados com a excelência dos serviços oferecidos.
Vantagens em obter a certificação por Distinção.
· Melhoria da qualidade do atendimento prestado aos paciente;
· Compromisso com um alto padrão de serviço;
· Vantagem competitiva de mercado;
· Melhoria no recrutamento e qualificações dos profissionais envolvidos;
· Reconhecimento pelas operadoras e outros interessados;
· Reconhecimento dos profissionais envolvidos;
· Conformidade no respeito aos códigos nacionais e internacionais de boas práticas em segurança e qualidade;
· Compromisso na manutenção da sua credencial e assegurar o contínuo desenvolvimento dos profissionais e do serviço;
· Membro participante de um banco de dados de informações nacionais para benchmarking, trazendo melhorias pela comparação da eficiência e efetividade na prestação do cuidado.
Como será construída esta certificação?
1. O HSA apresenta a Sociedade Médica o modelo de construção para desenvolvimento da Certificação por Distinção.
2. Em conjunto com a Sociedade os Padrões e Critériosespecíficos são desenvolvidos.
3. Em conjunto com a Sociedade é definido os protocolos obrigatórios e os recomendados, assim como os indicadores obrigatórios e os recomendados.
4. O instrumento é validado pelo nosso comitê técnico.
5. Em conjunto com a sociedade são escolhidos 02 serviços para realização do projeto piloto.
6. Podemos apresentar aos serviços como um produto pronto para os tramites da certificação.
O modelo tem como padrão 03 visitas de avaliação com a presença de avaliadores habilitados, com ampla experiência e conhecimento técnico, de maneira a proporcionar uma visita bastante construtiva.
Primeira visita de avaliação - Avaliação de diagnóstico.
Segunda visita de avaliação - Avaliação de acompanhamento.
Terceira visita de avaliação - valiação para certificação.
A validade do certificado é de 2 anos, com manutenção a cada seis meses.
Como será a parceria com a BRASPEN?
A parceria com a BRASPEN, no programa de Distinção dos Serviços de Nutrição e Dietética, assim como já ocorre com todas as outras sociedades médicas parceiras consiste no apoio técnico, garantindo a isenção do sistema.
Durante os processos de avaliação, a sociedade não acompanha e também não tem acesso aos documentos gerados.
Todos as instituições que alcançarem o grau de certificação receberão o certificado chancelados pela BRASPEN e HSA – Health Services Accreditation.
Quais os benefícios para a BRASPEN?
· Reconhecimento da sociedade na disseminação dos conceitos de gestão da qualidade, visando a sustentabilidade e geração de valor.
· Reconhecimento frente ao mercado da preocupação da sociedade na prevenção de tromboembolismo venoso, motivo de alta mortalidade nas instituições brasileiras.
· Reconhecimento pela preocupação da sociedade na divulgação e aplicação das melhores praticas, reconhecidas nacional e internacionalmente.
· Reconhecimento dos profissionais afiliados a sociedade.
· Fortalecimento do entendimento da sociedade frente aos critérios de qualidade e segurança, e prestação de contas para a usuários.
Como saber mais?
Informações técnicas sobre o Programa de Distinção ou solicitação de propostas, podem ser obtidas através do e-mail adm@iqg.com.br , telefone (11) 3772-2098 ou site: www.iqg.com.br