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Mensagem da presidente

É com renovado entusiasmo que a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE/BRASPEN) apresenta a evolução de nossas iniciativas no combate à desnutrição hospitalar: a campanha "Cuidados que nutrem, direitos que salvam". Esta iniciativa é a extensão aprimorada de nossos esforços anteriores, marcando a transição significativa em nossa abordagem – do tradicional "diga não" para a visão mais inclusiva e propositiva focada no bem-estar e na saúde dos pacientes por meio de cuidados nutricionais efetivos.


Neste ano, estamos atualizando não apenas o conteúdo de nossa mensagem, mas também a forma como nos comunicamos, abraçando uma estratégia mais dinâmica. Esta renovação reflete nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência no campo da terapia nutricional.


A campanha foi lançada em maio, e contará com uma série de ações planejadas ao longo do ano, culminando em novembro na parceria com a Sociedade Europeia de Nutrição Parenteral e Enteral (ESPEN) na "Malnutrition Awareness Week". Isto permite-nos unir forças em uma iniciativa global para diminuir a desnutrição hospitalar e tratar adequadamente os enfermos.

Acreditamos que o sucesso desta campanha depende da colaboração e do apoio de parceiros dedicados, como você. Sua Organização, por meio da experiência, dos recursos e da paixão pela mudança positiva podem amplificar significativamente nosso impacto, ajudando-nos a estabelecer novos padrões de cuidado nutricional e a garantir que a terapia nutricional adequada seja reconhecida como um direito fundamental de todos os pacientes. Convidamos sua Organização a se juntar a nós nesta jornada transformadora. Juntos, podemos fazer uma diferença tangível na vida de inúmeros pacientes e avançar em direção a um futuro em que a alta prevalência de desnutrição hospitalar não seja mais a realidade. Estamos à disposição para discutir como podemos colaborar de maneira eficaz e esperamos ansiosamente pela oportunidade de trabalhar lado a lado com sua estimada equipe nesta causa nobre.

Atenciosamente,
Maria Isabel Toulson Davisson Correia

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Apresentação

A campanha 2024 - Cuidados que nutrem, direitos que salvam tem como finalidade a promoção da terapia nutricional na luta contra a desnutrição hospitalar, promovida pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE/BRASPEN). O foco é fornecer plano abrangente que destaque as etapas, estratégias e abordagens adicionais para garantir o sucesso da campanha.

Objetivo

Conscientizar os stakeholders do ecossistema de cuidado ao paciente sobre a importância da terapia nutricional na luta contra a desnutrição, para alcançar o cuidado de excelência. Aumentar 20% por ano o número de hospitais e organizações aderentes à campanha, em todo território nacional.

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Público-alvo

Stakeholders do ecossistema da nutrição clínica e terapia nutricional, incluindo pacientes e familiares, equipe interprofissional hospitalar, empresas de home care, hospitais e clínicas de transição, indústria de fórmulas nutricionais e de insumos para terapia nutricional, empresas, organizações de terceiro setor e poder público.

Oito princípios fundamentais:

1. Classifique os pacientes com risco nutricional imediatamente após a admissão para garantir diagnóstico precoce do estado nutricional e cuidado inclusivo.

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2. "Urgencie" a implementação de intervenções nutricionais, reconhecendo que a pronta atuação é fundamental para a recuperação e o integral cuidado.

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3. Individualize o plano nutricional, adaptando-o às necessidades específicas e condições de cada paciente, respeitando as singularidades do cuidado.

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4. Dedique atenção contínua ao monitoramento da evolução nutricional, ajustando o tratamento conforme necessário, para otimizar os resultados e o cuidado.

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5. Aprimore constantemente os protocolos e as práticas de terapia nutricional, executando auditorias operacionais e incorporando novas evidências científicas para melhoria do cuidado.

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6. Documente e comunique de forma clara e eficiente todas as etapas e mudanças do tratamento nutricional, garantindo a continuidade do cuidado e segurança do paciente.

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7. Organize equipe interdisciplinar que promova atenção integral, participativa e coesa, envolvendo diferentes especialidades
no
cuidado.

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8. Some esforços de pacientes, famílias, profissionais e gestores, fomentando abordagem integrada, em que cada ator contribui ativamente para o bem-estar do paciente e do cuidado integral.

Os princípios "CUIDADOS" refletem abordagem abrangente e cuidadosa no manejo da desnutrição hospitalar, enfatizando a importância da terapia nutricional por meio de ação coordenada, personalizada e continuamente aprimorada para promover a melhor recuperação nutricional dos pacientes. Os oito princípios fundamentais estão desenvolvidos em material próprio para treinamento de multiplicadores.

Como participar

Sócios titulados SBNPE


A SBNPE apoia a iniciativa de sócios titulados em representar a Sociedade em suas áreas de atuação, em locais sem equipes interdisciplinares (EMTN – nomenclatura vigente nas portarias do Ministério da Saúde). Os associados titulados deverão entrar em contato com a Diretoria para requisitarem ser representantes locais da SBNPE na disseminação desta campanha.

Equipes Interdisciplinares de Terapia Nutricional

Equipes interessadas em aderir à Campanha deverão contactar a SBNPE, em até 30 dias do início da campanha na sua Instituição, declarando o compromisso de ser multiplicador dos princípios da campanha em seu hospital, por meio de:

 

  • Realização de eventos educativos on-line ou presenciais, reconhecidos pela direção técnica do hospital

  • Registro fotográfico da atividade com a logomarca da campanha para divulgação em mídias sociais da SBNPE

  • Fornecimento dos direitos de imagem (quando aplicável)

  • Associação à SBNPE de membros da EMTN ou dos profissionais engajados na aplicação da campanha

  • Reunião com os envolvidos, apresentando os princípios da campanha e método de aplicação

 

Os interessados receberão da SBNPE:
 

  • Carta ao Diretor do Hospital apresentando a campanha

  • Vídeo do Presidente da Sociedade apresentando a Campanha (para abertura dos eventos) e infográficos para distribuição

  • Arquivo digital para impressão de poster, descanso de tela
     

Não está previsto o deslocamento do corpo diretivo da SBNPE para apresentações locais (por demanda dos hospitais solicitantes, isso pode ocorrer, sendo necessário acordo entre as partes).

Hospitais e Organizações

Possibilidade de contratação de Programa educacional SBNPE composto por:

 

  • Aula introdutória com apresentação da Campanha e aplicabilidade por um membro da diretoria da SBNPE (Aula + discussão com o público e dúvidas: 1 hora)

  • Sorteio: 5 anuidades SBNPE 2024

  • Data: a combinar

  • Formato: Preferencialmente EAD*


*Existe a possibilidade do presencial, de acordo com a disponibilidade do representante SBNPE, mas para tal, é da responsabilidade da instituição contratante:
 

  • Patrocínio: a ser discutido

  • Hospedagem e transporte do palestrante (se houver necessidade) 

  • Mobilizar os funcionários (médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros) para participarem da aula

  • Organizar toda a estrutura para as atividades (data show, anfiteatro, coffee break ou plataforma do evento em caso de evento online)


São responsabilidades SBNPE:

  • Disponibilizar professor para ministrar a atividade

  • Envio de material (camisetas e crachás) via correios

  • Disponibilizar para a Instituição 5 cupons de desconto para gratuidade na anuidade SBNPE 2024

As empresas participantes receberão o Selo de Responsabilidade Social de promoção da terapia nutricional na luta contra a desnutrição hospitalar e terão a marca exposta no material promocional e no site.


Projetos e propostas de atividades não contempladas nesse documento podem ser enviados para análise da Diretoria e do Comitê Educacional.

Canais de Comunicação

Selecione os canais de comunicação mais eficazes para alcançar cada público-alvo, esses podem ser redes sociais, seminários online, workshops, materiais impressos, entre outros.


Serão utilizados os seguintes canais de distribuição:


Materiais impressos

Cartilha para pacientes e gestores

Eventos e Treinamentos Presenciais e Remotos

Realização de eventos e treinamentos remotos divulgando os CUIDADOS

Redes Sociais

Utilizar as redes sociais para aumentar a conscientização sobre a campanha, compartilhando histórias de sucesso, informações importantes sobre terapia nutricional e desnutrição, envolvendo detalhes sobre como aderir à campanha, bem como estratégias de potencialização de alcance em mídias sociais, p.ex.: Campanha de divulgação e estímulo com associados.

Outros

Parcerias com outras associações profissionais na área da saúde para ampliar o alcance da campanha. Isso inclui órgãos profissionais, sociedades de especialistas e conselhos de classe, imprensa local, Terceiro setor (ONG’s) e associações de pacientes e operadoras de saúde.

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Cronograma

Maio de 2024: Lançamento da Campanha
Maio a Junho: Publicações regulares em rede social e abertura de inscrições dos participantes
Novembro: Malnutrition Awareness Week em parceria com
a Sociedade Europeia de Nutrição Parenteral e Enteral (ESPEN)

Implementação

1ª etapa: Contato formal com a SBNPE
2ª etapa: Entrevista com Diretoria
3ª Etapa: Elaboração de carta de apresentação da campanha ao diretor do hospital
4ª etapa: Treinamento nos 8 princípios
5ª etapa: Fornecimento de material
6ª etapa: Realização dos eventos locais / divulgação em redes sociais / webinars / geração de conteúdo

7ª etapa: Análise de resultados
8ª etapa: Reconhecimento de hospital revelação / espaço no site

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Métricas

Utilizaremos como métricas de sucesso:

  • Número de hospitais que aderiram

  • Aumento no número de membros associados à SBNPE

  • Engajamento nas plataformas digitais

  • Número de eventos relacionados à campanha

Reconhecimento e Premiação

EMTN com maior atividade (número de eventos e engajamento em rede social) será reconhecida como EMTN Destaque e será tema de Webinar quando apresentará como foi o desenvolvimento da campanha em seu Hospital. É desejável o compartilhamento de histórias de sucesso de hospitais que implementaram práticas eficazes de terapia nutricional, demonstrando os resultados positivos na recuperação dos pacientes. Essas histórias poderão ser destacadas em materiais e eventos, para inspirar e motivar outros hospitais a aderirem à campanha, desde que respeitados os preceitos éticos. Todas as EMTNs que enviarem documentação terão espaço no site sobre a Campanha do presente ano.

Realização:​​

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Apoio:​​

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